CAPÍTULO I
Da Participação
Art. 1º - A competição será realizada com base nas regras oficiais da Confederação Brasileira de Futsal - CBFS, e as adaptações por categoria contidas neste Regulamento Específico e no Regulamento Geral do Interclasse 2025.
Art. 2º - A competição será realizada para os estudantes-atletas do ensino fundamental II e Médio.
Art. 3º - Cada equipe participará, obrigatoriamente, com no mínimo 07 (sete) e máximo de 12 (doze) estudantes-atletas, 1 (um) aluno/técnico e 1 (um)assistente técnico.
Art. 4º - É obrigatória a participação dos representantes na reunião técnica da modalidade, que será realizada em data e local previamente estabelecidos pela Comissão Organizadora.
Art. 5º - Até 10 (dez) minutos antes da hora marcada para o início de cada partida, as equipes deverão comparecer uniformizadas ao local da competição.
CAPÍTULO II
Das Normas Técnicas
Art. 6º - As partidas serão disputadas em 2 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos regulamentares, com intervalo de 5 (cinco) minutos entre eles. Art. 8º - As partidas deverão iniciar na hora programada, com tolerância máxima de até 15 (quinze) minutos. A não apresentação da equipe no horário estabelecido determinará a aplicação de WxO em favor da equipe presente, desde que o atraso não tenha sido causado pela organização do evento.
Art. 7º - O aluno/técnico e o assistente técnico deverão, obrigatoriamente, estar de tênis, short e camiseta.
Art. 8º - Não será permitido o uso de piercing, brinco, colar, presilha ou qualquer outro objeto que coloque em risco a integridade física dos estudantes -atletas, mesmo que os objetos estejam encobertos por fitas (esparadrapos, fitas adesivas).
CAPÍTULO III
Das Sanções
Art. 9º - Será suspenso automaticamente da partida:
a) O estudante-atleta que receber 1 (um) cartão vermelho (expulsão) ou 2 (dois) cartões amarelos;
b) O estudante-atleta que receber o segundo cartão amarelo em partidas distintas será suspenso automaticamente na partida seguinte;
c) O estudante-atleta que completar o segundo amarelo e for expulso na mesma partida deverá cumprir 1 (um) jogo de suspensão;
d) O membro da comissão técnica que for excluído do jogo e relatado em súmula (ou relatório) estará automaticamente suspenso da próxima partida.
Parágrafo único - A contagem de cartões, para fins de suspensão automática, dar-se-á de forma cumulativa. Na transição de fase classificatória para as eliminatórias, os cartões recebidos serão anulados, exceto caso o estudante-atleta receba o 2º (segundo) amarelo ou o cartão vermelho na última partida da fase classificatória, devendo o estudante-atleta cumprir a suspensão no próximo jogo.
CAPÍTULO IV
Do Sistema de Disputa
Art. 10º - O sistema de disputa da modalidade futsal seguirá as especificações do Regulamento Geral da Competição.
CAPÍTULO V
Da Pontuação
Art. 11º - Será concedida a seguinte pontuação:
a) vitória – 3 (três) pontos;
b) empate – 1 (um) ponto;
c) derrota – 0 (zero) ponto;
d) vitória por WxO – 3 (três) pontos e 5 (cinco) gols a favor;
e) derrota por WxO – 0 (zero) pontos e 5 (cinco) gols contra.
Dos Critérios de Desempate
Seção I - Fase Classificatória
Art. 12º - Quando houver empate entre 2 (duas) ou mais equipes de mesmo grupo na fase classificatória, o desempate será da seguinte forma:
Entre duas equipes:
1. confronto direto;
2. maior número de vitórias;
3. maior saldo de gols em toda a fase;
4. menor número de gols sofridos em toda a fase;
5. maior número de gols a favor em toda a fase;
6. sorteio.
Entre três ou mais equipes:
1. maior número de vitórias;
2. maior saldo de gols em toda a fase;
3. menor número de gols sofridos em toda a fase;
4. maior número de gols a favor em toda a fase;
5. menor número de cartões amarelo
6. sorteio.
Seção II - Fase Eliminatória
Art. 13º – Critérios de desempate:
a) serão cobrados 5 (cinco) tiros livres diretos da marca da penalidade máxima por estudantes-atletas distintos.
b) Persistindo o empate, mantém-se a cobrança alternada por equipe.
c) Persistindo ainda o empate após a décima cobrança, serão realizados tiros livres diretos alternados por equipes, sendo permitida a cobrança por qualquer estudante-atleta, de forma não sequencial, até que haja um vencedor.
Parágrafo único: Para efeito de critério de desempate, somente serão computados os gols feitos e sofridos no tempo normal de jogo. Isto é, os gols feitos e sofridos na disputa por pênaltis não serão computados nos critérios de desempate.
CAPÍTULO VI
Do Uniforme
Art. 14º - Os uniformes deverão obedecer às Regras Oficiais, ao Regulamento Geral e aos critérios a seguir:
a) Camisas de mesma cor predominante, numerada na frente e nas costas. A numeração exigida para os uniformes será de 01 a 99, sendo proibida a repetição por membros da mesma equipe;
b) Os calções devem conter a mesma cor predominante
c) Tênis (sem travas) e meiões;
d) As camisas dos goleiros devem ter cores diferentes dos demais membros da equipe e da equipe adversária, inclusive goleiro adversário;
e) Quando o goleiro linha for utilizado, este deverá usar camisa de mesma cor do goleiro de sua equipe, contendo sua numeração de linha;
f) Aqueles estudantes-atletas que estiverem com os uniformes fora dos padrões estabelecidos não serão impedidos de participar no seu primeiro dia (ou jogo) de competição e terão relatórios encaminhados à Comissão Organizadora. A partir do segundo dia (ou jogo), os estudantes-atletas que não adequarem seus uniformes poderão ser impedidos de competir;
g) Os uniformes dos estudantes-atletas poderão conter nome da escola ou brasão e o patch da interclasse. A logomarca de patrocínio será permitida desde que não faça alusão à propaganda de bebidas alcoólicas, cigarros, propaganda eleitoral e produtos que induzam ao vício.
CAPÍTULO VII
Dos Equipamentos
Art. 15º - A Comissão Organizadora deverá dispor de todos os equipamentos necessários para o desenvolvimento da competição.
CAPÍTULO VIII
Das Considerações Gerais
Art. 16º – Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação geral da modalidade, com a anuência da gerência de esporte, não podendo essas resoluções contrariar as regras oficiais e o regulamento geral.